O Desenvolvimento Infinito dos Projetos Digitais

- Marketing Digital Mercado

Quem já trabalhou em uma obra, construção ou reforma, sabe que a parte final do projeto demora a chegar. Arquitetos e engenheiros se descabelam para entregar a obra, mas o dia final parece não existir. Sempre tem alguma coisinha para melhorar. Isso porque estamos falando de uma área de atividades milenares. Os egípcios já construíam as pirâmides há milhares de anos e, portanto, mesmo que sofrendo mutações e processos evolutivos, pode-se dizer que a transferência desse know-how é, de fato, um processo consolidado e com nível de aprimoramento altíssimo.

Totalmente diferente desse cenário, mas ainda falando em gestão de projetos, temos o desenvolvimento de projetos Digitais. A complexidade e as fases de um projeto desses pode ter o mesmo nível de refinamento de um projeto do mercado de construção civil, no entanto, a juventude daquela atividade faz com que o entendimento e a forma de lidar com os percalços tragam momentos de extremo desentendimento.

“Um projeto digital completo não acaba nunca.” Como assim?

O processo ideal para o desenvolvimento de um projeto digital deve ser finalizado com a entrega de um pacote em modelo “beta”. Com essa entrega, todas as funcionalidades vão ser estudadas frente ao comportamento do usuário, e só com esses dados é que o projeto vai caminhar para uma finalização que atenda às expectativas.

Mas ai acabou?

Não! O mais interessante disso é que, com a mudança do comportamento do usuário, o projeto tem que ser atualizado. É justamente por isso que um projeto digital “não acaba nunca, mesmo!”

Para que não venhamos a incriminar essa abordagem como uma questão do amadorismo no fornecimento desse tipo de serviço, podemos analisar uma das maiores empresas do setor digital do mundo. O Facebook.

Há algumas semanas, o portal AdNews publicou uma matéria sobre as novas funcionalidades encontradas nos anúncios do Facebook. Não há dúvidas que essas novas funcionalidades foram desenvolvidas com base no estudo do comportamento do usuário.

“Mas, então, o Facebook ainda não está pronto?”

Sim, o Facebook está pronto, há muito tempo, mas estará sempre se atualizando para atender às expectativas do mercado em constante mutação.

Portanto, para ser ter um projeto Web ou qualquer outro projeto Digital com plena efetividade junto ao usuário, além do pacote inicial de desenvolvimento do modelo beta, deve ser oferecido um pacote de manutenção que poderá, cada vez mais, trazer resultados ao público alvo. A prestação do serviço de manutenção e atualização muda a lógica do: “o que estou ganhando por ter uma site no ar” para “o que estou deixando de ganhar por não atualizar meu site”.

 
Por:Tiago Marincek